A Escolinha de Futebol

Como o funcionamento do Projet Garçon D’or, seu nome original em francês, é a céu aberto onde as pessoas invadem e não respeitam o campo na hora do treinamento e como o Senhor estar sinalizando com uma pequena nuvem, concluímos (eu, Etelvina, Mamadou e Rejane) que o sonho do Projeto Meninos de Ouro ganhar uma identidade jurídica é pálpavel, porquanto trabalharemos para este alvo reconhecendo que temos em mãos um embrião que pode crescer e dar mais frutos. Orem por esta causa.
Com um mês a frente da escolinha celebramos o seu 4º Aniversário no dia 14 de agosto. Louvamos ao Senhor pela provisão que veio do Rio de Janeiro e graças aos recursos compramos 15 pares de chuteiras e doamos um lanche para os meninos.
Um fato marcante nesta data foi a reação dos garotos no momento da apresentação de um power point sobre o Garçon D’or. Eles ovacionaram seus respectivos nomes quando aparecia na tela. Porém confesso que sem querer “estraguei” o barato deles pedindo para aplaudirem no final.
O Ministério na Igreja
“Ide e fazei díscipulos batizando...” - Mt 28.18
Após o culto os novos membros fizeram "banquetes" em suas casas e convidaram a igreja e amigos para comemorar este ritual de passagem. Todos os detalhes antes e depois do batismo me fizeram comprovar que na cultura africana os rituais tem um valor significativo, daí a razão por todos os festejos.
Tem dois meses que me inserí no Ministério de Mulheres para ajudar as missiónárias Rejane e Eliete. Além de orarmos e compartilharmos da Palavra de Deus todas as terças-feiras, nos confraternizamos e desenvolvemos cursos de artesanato, culinária e costura para aquelas mulheres que desejam ajudar na renda familiar.
Estes encontros tem sido de muita alegría e edificação.
A cada momento me surpreendo com o sorriso, a gentileza e o desejo delas de aprenderem em meio as dificuldades. Em uma das reuniões, enquanto ensinavamos a fazer salgadinho de carne moída e queijo, a Rejane perguntou para o grupo: Quem de vocês conhecia ou já comeu queijo? Para meu espanto, a maioria não sabia nem o que era queijo! Depois que elas provaram e gostaram do salgado, nos perguntaram se podíam fazer o recheio de peixe e manteiga de karité. Imediatamente levei um choque cultural ao ouvir esta indagação e quando ia dizer que não combinaría, a Rejane sabiamente e contextualizada disse: “sim, pode fazer com a carne que você tem em casa, seja peixe ou carneiro, mas com manteiga de karité não, porque pode abrir o salgado na hora da fritura”. Neste instante fiquei imaginando: como pode alguém desconhecer queijo? como pode fazer recheio do salgadinho com peixe ou manteiga de karité?
Outros Motivos de Oração
Pela salvação dos meninos da escolinha de futebol;
Por parceiros para o Projeto Meninos de Ouro;
Para o trabalho da Etelvina junto as mulheres e pela comunicação em francês;
Pelo meu desenvolvimento da língua para pregar em francês;
Por recursos para aquisição de uma nova máquina fotográfica.
Obrigado por participar do nosso chamado, que o Senhor os abençoe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário